• Devido à mudança de servidor, limpeza do site e diversas atualizações e melhorias, todas as contas de utilizador sofreram um reset total, as passwords não foram migradas devido a serem do conhecimento exclusido de cada utilizador, pelo que devem utilizar a opção de restauro da password: Recuperar Password". Obrigado.
 

Restaurante Panorâmico de Monsanto

A degradar-se de dia para dia, violado, vandalizado e roubado assim vai caindo no esquecimento o edifício que em tempos foi considerado a pérola do fim do estado novo.

Assinado pelo arquitecto Chaves da Costa, o imponente edifício de sete mil metros quadrados que foi discoteca, bingo, escritório e até armazém de materiais de construção civil. Alberga no seu topo um dos melhores senão mesmo o melhor miradouro sobre a cidade de Lisboa!

A sala do miradouro oferece uma vista panorâmica única sobre a cidade, acompanhada de um painel de azulejo descritivo da vista, merecedor de ser preservado o que infelizmente não acontece.

Muitos planos, esforços e inércia deixaram que fosse o tempo e a presença humana a degradar o espaço ao ponto de bastantes áreas da construção já se encontrarem mesmo em risco. Mais de 20 milhões é o necessário para a sua reconstrução.

Este edificio foi mandado construir em 1967 pela Câmara de Lisboa e foi inaugurado em 1968, maioritariamente frequentado pelas elites do estado novo no seu auge, hoje não passa de um edifício degradado sobre o qual deixou de haver verba para que continuasse a ser devidamente guardado e protegido.

Uma incursão ao seu interior, deixou-me perplexo com a dimensão, património ainda existente e o miradouro, esse que curiosamente aparece ainda indicado em mapas e guias turísticos, tirou-me o fôlego perante a sua grandiosidade.

Ficou o desejo de voltar com outro equipamento para fotografar o painel de azulejo minuciosamente, quem sabe um dia possa acontecer, ou que entretanto alguém consiga deitar a mão a este espaço antes que o pior aconteça.

RPMonsanto (1).jpgRPMonsanto (2).jpgRPMonsanto (3).jpgRPMonsanto (4).jpgRPMonsanto (5).jpgRPMonsanto (6).jpgRPMonsanto (7).jpgRPMonsanto (8).jpgRPMonsanto (9).jpgRPMonsanto (10).jpgRPMonsanto (11).jpgRPMonsanto (12).jpgRPMonsanto (13).jpgRPMonsanto (14).jpgRPMonsanto (15).jpgRPMonsanto (16).jpgRPMonsanto (17).jpgRPMonsanto (18).jpgRPMonsanto (19).jpgRPMonsanto (20).jpgRPMonsanto (21).jpgRPMonsanto (22).jpgRPMonsanto (23).jpgRPMonsanto (24).jpgRPMonsanto (25).jpgRPMonsanto (26).jpgRPMonsanto (27).jpgRPMonsanto (28).jpgRPMonsanto (29).jpgRPMonsanto (30).jpgRPMonsanto (31).jpgRPMonsanto (32).jpgRPMonsanto (33).jpgRPMonsanto (34).jpgRPMonsanto (35).jpgRPMonsanto (36).jpgRPMonsanto (37).jpgRPMonsanto (38).jpgRPMonsanto (39).jpgRPMonsanto (40).jpgRPMonsanto (42).jpgRPMonsanto (41).jpgRPMonsanto (43).jpgRPMonsanto (44).jpg
 
 
Topo Fundo